
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária dá a conhecer, através de uma campanha denominada “novos sinais, maior segurança” a nova sinalização que os condutores vão passar a encontrar. São dezenas de novos sinais de trânsito que entram em vigor dia 20 de abril.
Destaca-se o sinal H46 -Zona residencial ou de coexistência– que indica a entrada numa zona de coexistência, ou seja, zona partilhada por peões e veículos. Este sinal permite promover a segurança rodoviária dentro das localidades.
Existe mais 3 sinais de perigo, o primeiro A17a indica a passagem para velocípedes, ou seja, indica a aproximação de uma passagem para velocípedes. O segundo sinal é nomeado como A19c que indica Linces-ibéricos, dá a indicação de que a via pode ser atravessada por linces-ibéricos. Por fim, o terceiro sinal de perigo é o A19d que indica Anfíbios, via que pode ser atravessada por anfíbios.
São introduzidos mais quatro sinais de obrigação, o D5c: via obrigatória para motociclos, D6a: vai reservada a veículos com alta taxa de ocupação, D11c: fim da via obrigatória para motociclos e por fim o D17: fim da via reservada a veículos com alta taxa de ocupação.
São também introduzidos novos sinais de informação, novos símbolos de indicação turística, geográfica, ecológica e cultural. E ainda a representação gráfica dos sinais dos condutores, dos agentes reguladores do trânsito e dos sinais luminosos.
Através da publicação da ANSR consegue consultar os novos sinais, pode aceder aqui!