
As Melhores Dicas para comprar Carro
Ao contrário do que muitos pensam, escolher o carro ideal não costuma ser tão fácil. Tendo em consideração que, é uma compra que normalmente envolve o compromisso de uma parte considerável do orçamento mensal e que afeta diretamente a gestão das tarefas diárias. É necessário ponderar e conciliar motivações e necessidades para deste modo, tomar a melhor decisão possível.
Se se encontra na fase de procura de um veículo e ainda tem muitas dúvidas, então não deixe de ler as dicas que preparamos. Tudo para ajudá-lo a escolher o carro ideal, tendo em conta as suas expectativas.
1. DEFINA UM ORÇAMENTO
Um carro que oferece o que há de melhor em termos de conforto e tecnologia, provavelmente o conquistará no primeiro instante. Isso porque, alguns detalhes como: um acabamento de qualidade, sistemas multimédia, jantes especiais, tecto de abrir e até bancos inteligentes, causam uma impressão realmente difícil de ignorar.
No entanto, deve ter atenção e muito cuidado de não se deixar distrair do que realmente importa. Pois, caso contrário, sem perceber poderá ter que aumentar o orçamento definido e ter que abdicar de outras necessidade. O ideal é ponderar a importância de cada característica e equipamento, e claro que poderá optar pelas que lhe podem facilitar o dia-a-dia e descurar das que não fazem tanta falta. Mantenha-se ponderado às suas condições, e respeite esse limite sempre que possível.
Não se esqueça que o seu carro atual vale dinheiro e também deve ser um factor a ter em consideração na definição do orçamento para o novo carro.
2. INFORME-SE SOBRE AS FORMAS DE PAGAMENTO
Caso não seja intenção comprar o carro a pronto pagamento, conheça as opções de financiamento.
As stands de carros costumam ter acordos com instituições bancárias. Convém fazer simulações em outras instituições, de forma a obter a solução de financiamento mais vantajosa.
3. REFLITA SOBRE A USABILIDADE
Qual a usabilidade do carro que pretende comprar? Caso seja para pequenos percursos, casa e trabalho, convém optar por um modelo económico e compacto. Ainda mais se normalmente perde imenso tempo no trânsito intenso, será a melhor opção. Se pelo contrário, faz percursos longos e muitas viagens, deve apostar num carro mais robusto e confortável.
Pode também ser o caso de ter uma rotina com mistura de percursos (longos/curtos) e necessidades. Existem modelos que proporcionam este equilíbrio de cidade e autoestradas. Apenas, tenha em consideração estas opções na escolha do carro que comprar.
Uma boa forma para delimitar as opções, é pensar no que gosta mais e menos no carro atual. Gostaria de ter um carro mais económico? Mais potente? Faz lhe falta alguns equipamentos extras, tais como: sensores, câmaras, cruise control, tecto panorâmico, …? Assim, poderá filtrar as opções e reduzi-las de forma considerável.
4. AVALIE NOVOS, USADOS E SEMINOVOS
A decisão de comprar um carro novo ou usado/seminovo deve ser sempre bem ponderada analisando os prós e contras. A maior vantagem de optar pelo usado/seminovo é nada mais que o preço.
Vai chegar à conclusão que, é possível conseguir um excelente negócio, encontrando um carro com pouco tempo de uso e até ainda dentro da garantia.
É natural que carros usados, mesmo os com pouca quilometragem, exigem um cuidado ainda maior quanto à documentação, à manutenção e ao nível de preservação. Não sabemos como o proprietário anterior utilizou, por isso deve se verificar tudo.
Em casos, de modelos novos lançados recentemente (sem grande opção de usados), que tragam grande inovação em segurança, conforto e tecnologia. Pode justificar o valor adicional.
Assim, ambas as possibilidades devem ser consideradas e analisadas.
5. CRIE A LISTA
Após ter em consideração os pontos anteriores, elabore uma lista, de preferência com até 5 modelos, de forma a não se dispersar e ficar confuso. Porque no meio de tanta informação, pode não dar atenção devida ao que é mesmo importante.
Na lista, inclua o máximo de informação sobre o modelo, e agrupe em categorias. As categorias podem ser definidas conforme o que achar mais adequado. Não se esqueça de criar as categorias de prós e contras e preço, que serão as mais críticas na hora da opção.
Pode também criar duas versões do modelo de um carro. Uma considera o preço base do carro e o outro com equipamentos extras. Assim, se o impedimento para a compra for o preço elevado, pode optar por abdicar de alguns extras, de forma a atingir o orçamento definido.
6. EXIJA QUALIDADE MÁXIMA
Modelos de entrada costumam apresentar alguns caprichos a menos, além de materiais mais econômicos na composição de painéis, molduras, maçanetas, itens de desempenho e conforto em geral. O importante é considerar se o baixo valor compensa a ausência de determinados equipamentos e, também, se é possível melhorar o carro aos poucos com custos controlados.
Você pode optar por comprar um carro sem vidros elétricos nas 4 portas, por exemplo. Mas será possível fazer essa modificação no futuro a baixo custo e de forma segura? Alguns casos são simples de resolver: alarmes ou rádios e mesmo computadores de bordo podem ser comprados separadamente. Mas o mesmo não vale para itens mais sofisticados, como airbags e outros dispositivos de segurança.
O nível vai melhorando conforme você caminha pelo leque de produtos das montadoras, podendo também ser bem diferente na concorrência, mesmo em carros que deveriam estar equiparados em tudo. O ideal é considerar os melhores atributos entregues em cada detalhe, pois isso vai muito além do conforto. Lembre-se: maior qualidade quase sempre é sinônimo de um carro com melhor desempenho e menos dor de cabeça com manutenção.
7. VERIFIQUE A DOCUMENTAÇÃO
Nesta fase, já sabe o carro ideal e de seguida deve perder algum tempo a verificar toda documentação. Principalmente, se estiver a comprar o carro a particulares.
Por mais empolgado que esteja com o carro, não se deixe levar pelas emoções e fazer um negócio sem ponderar e analisar tudo.
A inspeção e o Imposto de Circulação são pontos a analisar. Quanto ao segundo, deve verificar a data de próximo pagamento e o valor, para não ter surpresas.
8. FECHE O NEGÓCIO
Por fim, deve chegar a um acordo com o vendedor em relação ao valor a pagar pelo carro. Confirme a garantia do veículo e o que engloba.
Resumindo, o carro ideal para si, deve ser o que alia as melhores condições para o seu dia-a-dia e a das pessoas próximas a si. Isto, nunca esquecendo da sua situação financeira. Portanto, só tome a decisão final se o carro escolhido atende a isso tudo e que ao mesmo tempo possa aproveitar ao máximo a condução!
Não deixe de verificar os Usados da Auto Hub! Apostamos na qualidade, transparência e preço justo.