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Problemas Comuns em Carros

Admin_1_Autohub
Segunda-feira, 24 Setembro 2018 / Published in Dicas

Problemas Comuns em Carros

AutoHub - O seu centro de soluções Auto - Blog - Problemas Comuns em CarrosUsados ou Novos e Muito Mais em Lisboa

Quais são os problemas comuns em carros e o que fazer?

Acontece por vezes termos problemas comuns em carros e não saber o que fazer. Nesses caso, tentamos descobrir com pessoas amigas e especialistas a que se devem. Mas o que podemos fazer para prevenir e assim manter o carro em melhores condições?

 

Luzes do Motor é Normal?

Um dos Problemas comuns em carros, é pensar que quando liga o carro, a luz do motor acende e permanece ligada. Mas, este não é o funcionamento normal, pois demora entre 3 a 5 segundos cada vez que liga o seu veículo. Além de não se tratar de um motivo de preocupação, é uma excelente prova de que a lâmpada funciona.

Se a luz do motor se desligar após os respectivos 5 segundos, não existe qualquer motivo de preocupação. Se o descrito não acontecer, então o melhor é verificar a situação. Quando a luz começar a piscar, pode estar a indicar um problema maior e por tal motivo deve-se desligar o motor imediatamente.

No entanto, existem motivos bastante simples que podem explicar o porquê da luz não se desligar automaticamente. Como por exemplo, o fato da tampa do depósito de combustível não se encontrar devidamente selada e fechada. Ou seja, após estar devidamente apertado, a luz continuar ligada, então deve dirigir-se ao seu mecânico de confiança, de modo a efectuar um diagnóstico ao veículo.

 

Sons ou barulhos no motor

Outro dos problemas comuns em Carros são os injectores de combustível e as velas de ignição que tendem a ser barulhentas. Porém, isso não é sinonimo que o carro vá explodir. Em alguns carros, pode surgir um som intermitente que vai-se agravando, muitas vezes resultante do compressor de ar condicionado. Logo, quando desliga o motor, é comum que exista um pequeno ruído ou barulho, assim como as ventoinhas de arrefecimento que produzem um som parecido com uma ventoinha caseira.

Sons de bala no tubo de escape ou um “tic-tac” ruidoso e persistente, já são barulhos que devem ser levados em conta quando consulta o seu mecânico de confiança.

A quantidade de barulhos conjugados quando estamos a conduzir pode tornar-se muitas vezes confuso para um condutor menos experiente nestas matérias, pelo que, por vezes, só um ouvido treinado é capaz de distinguir os barulhos prejudiciais dos não prejudiciais. Recomendamos que consulte um mecânico de confiança se o barulho aumentar com a distância percorrida. Ou  aumentar com um aumento da velocidade e das rotações do veículo.

 

Existência de fugas no motor

É importante fazer a revisão do motor e o carro, no geral, para despistar a possível existência de fugas. Por vezes, pode aperceber-se de pingas no local onde o carro esteve parado. Apesar de assustador, é muitas vezes causado pela condensação do ar condicionado, algo completamente inofensivo.
Quando se trata de fugas de óleo, é importante averiguar o grau da fuga, de modo a ter a certeza se é preocupante ou não. Uma pequena fuga de óleo não é preocupante. O motor aquece e arrefece levando a que algum óleo saia pelas juntas, sem qualquer implicação na performance e segurança do motor. No entanto, se a fuga levar à criação de uma poça no chão, aí sim, é o momento de consultar o seu mecânico de confiança. É possível que apresente um dos problemas comuns em carros.

 

Travões que chiam ou rangem

Cada carro tem as suas especificidades que podem levar a que denote um pequeno barulho nos travões, de vez em quando. É bastante comum existir algum barulho nas primeiras horas da manhã, quando a humidade está mais intensa. Ou depois de chover, uma vez que a água leva a que se forme uma camada de ferrugem nos travões. Essa camada, estando apenas à superfície, provoca um chiar e um barulho estranho quando começa a conduzir o carro. No entanto, o barulho desaparece quando as pastilhas dos travões raspam essa ferrugem, fazendo com que voltem a funcionar sem ruídos alarmantes.
A ida a um mecânico só se torna recomendável quando o chiar dos travões se demonstrar persistente e contínuo. Neste caso, já é o sinal de um dos problemas comuns em carros. Os fabricantes usam este barulho para alertar os condutores do desgaste dos travões. Pelo que, um ruído intenso e constante significa que as pastilhas estão no fim de vida e que devem ser substituídas.

 

Alinhamento Inapropriado

Em certas ocasiões, quando retira as mãos do volante,  o seu veículo desliza de forma ligeira, dando-se uma pequena alteração da direção do mesmo. No entanto, esta alteração não significa necessariamente que o seu carro tenha problemas de alinhamento.

Se sentir alguma alteração ao conduzir numa superfície plana sem qualquer tipo de perturbação, deverá ter alguma precaução. Se o carro “fugir” para um dos lados ou se o volante do veículo não estiver centrado quando estiver a conduzir em linha recta, poderá ter alguma roda inclinada ou danificada. O problema poderá também ser um pneu danificado ou desgastado. Ou então, algum dos componentes da suspensão estar inclinado.

Ficamos sempre na expectativa de que a direcção do carro se mantenha sempre alinhada. A verdade é que, no nosso dia-a-dia, temos de lidar com buracos na estrada, lombas de controlo de velocidade e terrenos acidentados. Todos estes “obstáculos” contribuem para que ocorra um desalinhamento da direcção do automóvel.

Pelo exposto, recomendamos que efetue o teste de alinhamento a cada dois anos. Em alternativa, pelo menos sempre que se proceda à substituição dos pneus.

 

Sons ou barulhos estranhos

Ao conduzir reparamos geralmente num dos problemas comuns em carros, que é um barulho vindo do exterior do veículo, provocado pelo vento que entra no nosso carro, mesmo quando as janelas estão fechadas. Este barulho é bastante comum e apesar de estragar a música que ouvimos ou perturbar o sossego da nossa condução, não se trata necessariamente de um problema.

Este vento interior pode ser causado por um conjunto de razões. Como por exemplo, o isolamento das janelas estar mal instalado, ser de má qualidade ou ter sido retirado.

Apesar de considerar-mos este barulho comum, é aconselhável consultar um mecânico de confiança que proceda à inspeção do veículo, quando sentir que o vento está de facto a entrar no carro ou que o mesmo atingem níveis ensurdecedores, que o impeçam de ouvir o rádio ou a voz dos outros passageiros.

 

Sinal ou Aviso do sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS)

É sempre um motivo de alarme quando se acende uma luz no painel de controlo do seu veículo. A luz relativa ao sistema TPMS (Tire-pressure Monitoring System) tanto pode significar apenas um nível de pressão demasiado baixo ou um furo completo do pneu. A pressão dos pneus é bastante sensível, variando consoante as condições meteorológicas. Pelo que a simples passagem de um tempo quente para um tempo frio, implica uma diminuição de 5-10 psi na pressão dos seus pneus.

Estes avisos são bastante úteis, sendo uma excelente forma de perceber a existência de um problema antes que se veja obrigado a encostar na berma da estrada e proceder à substituição do pneu furado. Assim, sempre que esta luz acender, o condutor deve parar na estação de serviço mais próxima. Pelo sistema de ar, deve proceder à pressurização adequada dos pneus, de acordo com os valores aconselhados pelo fabricante no manual de instruções e/ou na porta do combustível.

Se mesmo após proceder à normalização da pressão, a luz permanecer acesa após alguns minutos de condução. Ou depois de um clique no botão “Reset”. Deve consultar o seu mecânico de confiança, uma vez que pode ser necessária uma nova bateria ou sensor para o sistema TPMS. Aconselhamos a verificação constante da pressão dos pneus. Não só por motivos de segurança, mas também para manter os consumos de combustíveis do seu veículo em níveis adequados.

 

Especialistas ou Mecânico de confiança

Consideramos que é fundamental, que cada condutor tenha o seu mecânico de confiança. Ou um especialista que tenha experiência na resolução e optimização da marca do seu automóvel.

Recomendamos sempre procurar o melhor. Um bom profissional nestas áreas, nos poupará dores de cabeça e zelará pela saúde do veículo. No entanto, mecânico de confiança não significa o mecânico que lhe arranjar a solução “mais em conta”.

Sabendo que, por vezes, o “barato pode mesmo sair caro”. Procure o melhor para o seu carro, por um preço justo pelo serviço prestado.

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