
Tesla Model S – Carregamento sem fios
Tesla Model S – Carregamento sem fios | para poder usufruir do carregamento sem fios no Model S, é necessária a instalação de um recetor de energia que aceite o carregamento sem fios.
Para isso, é preciso instalar a base do carregador que se conecta-se a um circuito de 240 volts, a tomada da sua casa, que depois tem a sua base móvel que se encontra no local mais indicado da sua garagem ou local de carregamento.
A base móvel converte a eletricidade da sua casa em energia magnética, que permite transferir a energia a partir do recetor instalado no carro, que se encontra conectado a bateria do seu carro.
A única diferença para o processo normal de carregamento, é que não existe a necessidade de ligar o cabo de carregamento, basta estacionar o carro no local de carregamento que o Tesla trata do resto.
Como é que o carregamento sem fios se encaixa no futuro
Uma das vantagens que permitem a Tesla dominar o setor luxuoso dos carros elétricos, é que os seus carros se encontram preparados para o futuro – os carros autónomos. Todos os Teslas, saem de fábrica com o hardware necessário para conduzirem autonomamente sem qualquer intervenção humana, denominado de FSD (full self-driving). Por isso, é que faz sentido serem capazes de se carregarem autonomamente. Um dia será possível, conduzir os Teslas 24/7 sem ter a necessidade de parar para carregar o carro. O objetivo da Tesla é que todos os seus carros sejam auto-suficientes. Um dos desenvolvimentos que virá a permitir isso é a instalação de equipamento de carregamento sem fios nas estradas mais utilizadas.
Integração com o “Summon”
Neste momento os donos de um Tesla, já não precisam de se preocupar em ter de ser eles próprios a estacionar o carro na sua garagem e de ligar o cabo de carregamento. Já é possível “enviar” (condução autónoma) o carro para a garagem e assim que ele estacionar no local indicado inicia-se o carregamento, automaticamente. Sendo assim deste modo muito mas conveniente, deixar o carro à porta de casa e dar instruções para estacionar na garagem, que ele começa a carregar. Ou vice-versa, chamar o carro para a porta da sua casa. Isso tudo, sem ter de se preocupar se esteve a carregar ou de desligar os cabos.
Esta facilidade torna-se possível devido à integração do sistema “Plugless” com o “Summon”. Esta permite que o carro estacione sozinho nos locais em que o carregamento é mais eficiente.
Como parar o carregamento?
Como não existe nenhum cabo para desligar, este sistema possui uma forma inovadora de desligar/parar o carregamento. Só necessita de realizar o processo normal de “start-up”, que assim que o sistema detetar que pressionou no travão irá automaticamente parar o carregamento. Simples e prático!
Agendamento do carregamento
A maioria dos condutores de carros elétricos, prefere agendar o carregamento. Tanto para aproveitar descontos no preço da eletricidade, como para aumentar o tempo de vida da bateria. Além disso, não existe a necessidade de estar constantemente a carregar o veículo.
Saiba mais sobre a gama Tesla da Auto Hub Aqui!