
Carros Elétricos vão fazer barulho artificial para alertar os pedestres
Na União Europeia está a ser incorporada a ideia de que todos os carros eléctricos têm de incluir um sistema de alerta acústico, para avisar os peões da sua presença. Esta medida entrará em vigor em 2021 e todos os carros eléctricos deverão fazer barulho artificial. Todos veículos elétricos fabricados após 1 de Julho de 2019 terão de ter o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) incluído.
Os motivos desta nova lei
As autoridades rodoviárias europeias consideram os veículos eléctricos demasiado silenciosos e estes podem ser um risco de segurança para peões e ciclistas. Pode acontecer que os peões não se apercebam que um veículo elétrico se aproxima de si. Sendo assim, o principal objetivo principal desta lei é prevenir acidentes e atropelamentos a peões e ciclistas.
Carros elétricos vão ser obrigados a fazer barulho
Os carros elétricos vão fazer barulho semelhante a um automóvel de combustão quando este circular a uma velocidade inferior a 20km/h. Este barulho terá de ser pelo menos 56db. Um valor mesmo assim modesto em consideração aos automóveis convencionais, que o seu ruído anda por volta de 75db.
Se quiser saber mais sobre todas as novidades do mundo automóvel, não deixe de ver o Blog Auto Hub.